“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

segunda-feira, setembro 09, 2013

VISITA DOMICILIAR - NASF


Profissionais integrantes do NASF realizam visitas domiciliares (VD) para o atendimento de usuários. 

O NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) engloba uma equipe de profissionais que são responsáveis por apoiar as ações da Estratégia Saúde da Família (ESF) no âmbito da Atenção Básica do SUS (Sistema Único de Saúde).

A atenção em saúde no SUS inicia-se na Atenção Básica, com as equipes da ESF e as Unidades Básicas de Saúde. 

O contato para que uma visita domiciliar ocorra, não é realizado diretamente entre usuários-NASF. Os NASF não se constituem porta de entrada do sistema de saúde para os usuários do SUS. A necessidade ou não de uma visita domiciliar, é previamente analisada entre profissionais do NASF e Equipe Saúde da Família (ESF) responsável pela micro área onde tal usuário resida.

A partir dai duas ações podem ser desencadeadas. A primeira, caso a equipe do NASF julgue que a própria ESF é capaz de dar conta das demandas de tal paciente, refere-se a capacitar técnico-pedagogicamente tal ESF, para que ela mesma intervenha no ambiente domiciliar do usuário, com suporte teórico dos profissionais do NASF. A segunda, caso a equipe do NASF identifique extrema necessidade da intervenção específica de um ou mais profissionais do NASF, denomina-se assistencial, e culmina em uma VD, muito bem discutida e negociada com tal equipe. Nas duas situações hipotéticas, se exemplifica como é realizado o apoio matricial às ESF, apoio que é a essência do trabalho da equipe do NASF. A comunidade toma ciência das ações do NASF por meio de diferentes mecanismos. Por meio do apoio matricial desenvolvido junto as ESF diretamente no território (nos diferentes grupos temáticos desenvolvidos pelas ESF na comunidade – HiperDia, Saúde Mental, Gestantes, Adolescentes, Caminhada, dentre outros); por meio das visitas domiciliares realizadas, bem como pela participação nos Conselhos Locais de Saúde.

* Uma vez definida a VD, quais os profissionais que dela participam?
A definição de quem realizará a visita ao usuário se dá de acordo com as especificidades de cada caso. Caso a demanda do usuário esteja no âmbito da saúde mental, geralmente é o psicólogo da equipe quem realiza a VD, e caso considere importante, solicita acompanhamento de outro profissional (terapeuta ocupacional e/ou assistente social, por exemplo). Caso a demanda se dê na esfera da reabilitação física, geralmente é o terapeuta ocupacional quem realiza a visita, e caso necessário aciona outro profissional para acompanhá-lo, como o educador físico, por exemplo. Torna-se importante destacar que as demandas que os usuários apresentam geralmente são multifacetadas, e são as singularidades de cada caso que determinam quem efetivará a visita. Por exemplo, frequentemente pacientes com demandas funcionais também apresentam demandas emocionais e/ou sociais importantes, o que determina que além do profissional de reabilitação física, o psicólogo e/ou o assistente social seja acionado para a VD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário