“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

segunda-feira, agosto 26, 2013

"Parece Inofensivo, mas fumar narguile equivale a fumar 100 cigarros".

O uso do narguilé pode causar câncer, doenças respiratórias, doença de boca, tuberculose e hepatites virais. Além disso, em uma hora de narguilé, você inala o equivalente à fumaça de 100 a 200 cigarros.


É prejudicial à saúde. E pode ser a porta de entrada para a dependência do cigarro.


O SUS ajuda você a ter uma vida saudável sem o cigarro.


O narguilé — também conhecido como cachimbo d’ água ou shisha ou Hookah — é um dispositivo para fumar no qual o tabaco é aquecido e a fumaça gerada passa por um filtro de água antes de ser aspirada pelo fumante, por meio de uma mangueira. Por utilizar mecanismos de filtro, o consumo de narguilé é visto como menos nocivo à saúde (Mukherjeah et al, 2012).  Contudo a literatura revela que o seu uso é mais prejudicial que o de cigarros (O`Connor, R.,2011; Lopez et al, 2012). Segundo a Organização Mundial de Saúde (2005) uma sessão de narguilé dura em média de 20 a 80 minutos, o que corresponde À EXPOSIÇÃO DE TODOS OS COMPONENTES TÓXICOS PRESENTES NA FUMAÇA DE APROXIMADAMENTE 100 CIGARROS.  


            Este ano, a iniciação ao fumo já foi abordada no Dia Mundial sem Tabaco, quando a campanha apresentou as formas pelas quais a publicidade de cigarro busca atrair crianças e adolescentes por meio de ações em pontos de venda. Para a campanha do Dia Nacional de Combate ao Fumo, optou-se por trabalhar o tema: O USO DE NARGUILÉ E A INICIAÇÃO AO FUMO. 
A decisão tem como base o crescente número de novos usuários desse produto de tabaco no Brasil: de acordo com dados da PETab (2008), o cachimbo de origem oriental tinha, na época, quase 300 MIL CONSUMIDORES NO PAÍS. É importante ressaltar que o narguilé possui uma característica peculiar: um único cachimbo pode ser usado por várias pessoas simultaneamente. Tal fato reforça o ASPECTO DA SOCIALIZAÇÃO do cachimbo, algo muito atraente especialmente para os jovens. Informações da Vigescola destacaram a alta prevalência do consumo do narguilé entre jovens escolares de 13 a 15 anos em 2009. Em São Paulo (SP), 93,3% dos entrevistados que consumiam outros produtos do tabaco fumado, além do cigarro industrializado, declararam usar o narguilé com maior frequência. Em Campo Grande (MS), 87,3% dos estudantes entrevistados disseram preferir o cachimbo oriental. Já em Vitória, o percentual ficou em 66,6%.   

Ademais, dados da pesquisa Perfil do Tabagismo entre Estudantes Universitários no Brasil (PETUNI) do Ministério da Saúde também destacaram a alta proporção de usuários de narguilé entre estudantes universitários de alguns cursos selecionados da área da saúde: em Brasília (DF) e São Paulo (SP), em 2011, dos estudantes que declararam consumir com frequência algum outro tipo de produto derivado do tabaco, de 60% a 80%, respectivamente, fizeram uso do narguilé.



Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário