O câncer pode afetar pessoas de todas as idades, mas o risco de contraí-lo aumenta com o acréscimo da idade. O câncer é responsável por cerca de 13% de todas as mortes no mundo, sendo que aqueles que atingem o pulmão, estômago, fígado, cólon e mama são os mais perigosos.
Ao contrário do dizem, o câncer não é só uma doença hereditária. Ele é resultado da interação de fatores ambientais e genéticos do indivíduo. Só 10% dos tumores malignos são considerados hereditários.
Segundo o INCA, 80% dos casos de câncer estão relacionados ao estilo de vida adotado e as mudanças provocadas no meio ambiente pelo homem. Estes fatores de risco são o tabagismo, alcoolismo, excesso de medicamentos, exposição a radiações, má alimentação, destruição da camada de ozônio e poluição do ar.
MITOS E REALIDADES
- De acordo com a ANVISA, não existem dados científicos que comprovem que os antitranspirantes ou que o aspartame (componente usado nos adoçantes) gere câncer.
- A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), a Agência de Proteção Ambiental (EPA) e a Associação de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) comprovaram o potencial cancerígeno do formol.
O QUE FAZER PARA SE PREVENIR
- Mulheres entre 25 e 59 anos precisam realizar exames preventivos anualmente
- Mulheres acima dos 40 anos precisam fazer exame clínico das mamas
- Homens entre 50 e 70 anos devem fazer investigação do câncer de próstata
- Todos acima de 50 anos devem realizar exame de sangue oculto nas fezes
- Não Fumar
- Ter uma alimentação saudável
- Fazer atividade física
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas
- Evitar muita exposição ao sol
- Realizar diariamente a higiene bucal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário