“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

segunda-feira, março 21, 2011

A Fisioterapia e os cuidados pós natais

Os exercícios pós natais são importantes para readquirir a forma física e evitar problemas a longo prazo, tais como: fraqueza abdominal, dor lombar e incontinência por pressão. Veja a importância da fisioterapia na saúde da mulher.
O tempo que demora para retornar à forma física após o parto varia de acordo com o estilo de vida anterior e com o tipo de nascimento. É mais demorado a recuperação de uma cesariana do que parto normal e quanto melhor a forma física anterior da mulher, mais rápido é o retorno a normalidade.
Alguns objetivos da Fisioterapia:
  1. Reeducar e fortalecer os músculos do assoalho pélvico;
  2. Instruir quanto aos cuidados com o períneo;
  3. Aliviar dor no períneo;
  4. Dar atendimento pós operatório após cesariana;
  5. Aconselhar sobre a postura e prevenção de distensão das costas com atividades relacionadas ao recém nascido;
É importante fazer os exercícios do assoalho pélvico para  readquirir a força desses músculos estirados, o mais rápido possível.  A contração aumenta a circulação, promovendo a cicatrização e removendo o exsudato inflamatório, o que, por sua vez alivia a dor.  Os exercícios devem ser progressivos. Os exercícios do assoalho pélvico devem ser continuados indefinidamente para reduzir a probabilidade da incontinência por pressão posteriormente.
A área do períneo dever ser mantida seca. Orientar a paciente o melhor posicionamento de decúbito para aliviar a dor perineal. Pode-se utilizar recurso de crioterapia para diminuir a dor e acelerar a cicatrização.
Cuidados com a região lombar; ao levantar-se, primeiramete rola-se para o lado para levantar da cama. Lembrando-se que os músculos abdominas são diminuídos e a frouxidão ligamentar ainda presente deixa as estruturas da coluna vertebral mais vunerável à distensão.
Alguns exemplos de exercícos para fortalecimento:
  1. Deitar curvada, inclinação pélvica.
  2. Deitar curvada, achatar as costas, prender e contar até 4 e repousar – progredir para prender contando até 10.
  3. Deitar curvada, achatar as costas e mantê-las planas, deslizar os calcanhares lentamente para o fundo da cama e deslizar lentamente de volta.
  4. Deitar curvada, comprimir os músculos do abdominais, levantar acabeça e os ombros e abaixar lentamente. ( Pode-se colocar dois  travesseiros sob a cabeça para começar, os quais são removidos conforme os músculos vão ficando mais fortes.)
  5. Deitar semicurvada, levantando o quadril do lado da perna estendida.
  6. Sentar, inclinar o tronco de um lado para o outro
É importante lembrar que os músculos abdominais devem ser contraídos e liberados lentamente primeiro e os movimentos energéticos devem ser evitados. Não esquecer também de exercícios respiratórios, bombeamento de membros, entre outros.
* O conteúdo das informações deste site são meramente informativas e não substituem uma consulta médica. Mais informações e atendimentos domiciliar: contato@activfisioterapia.com
  Fonte: Ann Thomson, Alison Skinner, Joan Piercy; Fisioterapia de Tidy; Ed. Santos; 12ª Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário