“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

quarta-feira, maio 04, 2011

Quedas e Acidentes Domésticos

Na manhã do dia 4 de maio de 2011, quarta-feira, realizou-se na Unidade de Saúde Águas Claras palestra educativa abordando  os temas “Quedas e idosos”  e “Acidentes domésticos”. A palestra foi ministrada pelas fisioterapeutas Elis Liandria e Tatiane, com o apoio do NASF e da Equipe de Saúde da Família Águas Claras.

As quedas nas pessoas idosas são comuns e aumentam progressivamente com a idade em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos e raciais. Representa um problema de saúde pública. A queda pode significar que houve o declínio das funções fisiológicas (visão, audição, locomoção), ou ainda representar sintomas de alguma patologia específica. Os acidentes por quedas podem provocar fraturas, traumatismos cranianos e morte, dependendo do caso. Afetam a qualidade de vida do idoso por conseqüências psicossociais, provocam sentimentos como medo, fragilidade e falta de confiança. Muitas vezes funcionam como o início da degeneração do quadro geral do idoso, pois além de reduzir sua mobilidade, também afeta as atividades sociais e recreativas.

Os acidentes domésticos são muito comuns, e mesmo com todo o cuidado alguns objetos e situações apresentam riscos, principalmente para crianças e idosos. Nove em cada dez acidentes envolvendo crianças acontecem em casa (a terceira maior causa de morte infantil no país) ou na escola e, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), um terço dos atendimentos por lesões traumáticas nos hospitais do país ocorre com pessoas com mais de 60 anos, sendo 75% destas ocorridas dentro de casa.

 Muita gente acredita que os acidentes e as quedas são fatalidades que fogem de nosso controle. Porém, existem algumas maneiras de minimizarmos suas ocorrências e esta é a intenção do NASF e da ESF Águas Claras através da difusão de informações.                                   




Nenhum comentário:

Postar um comentário