“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

quinta-feira, março 10, 2011

O “pé diabético”

É engraçado falar o “pé diabético”, mas foi a linguagem adotada para falar dos diabéticos que tem problemas nos pés. Para entender melhor imagine:

Um sol de 40o C no Rio de Janeiro......
Areia fervendo.....
Você sem sandália..... (procura uma sombra o mais rápido possível!!!!)
Diabético sem sandálias.....caminha tranqüilamente pelas areias escaldantes e não percebe que seus pés estão queimando.

Quando se tem diabetes, é de extrema importância cuidar dos pés. O constante nível de glicose elevado no sangue pode afetar a circulação sangüínea. E você sabe por que? Veja abaixo.....

O diabético descontrolado tem uma quantidade elevada de glicose
no sangue e todo sangue passa obrigatoriamente pelos rins (para serem “filtrados”). Como a molécula de glicose é “grande” é necessário mais água para eliminá-la junto com a urina, o que faz os rins trabalharem mais e com isso o diabético urina mais, bebe mais água e começa a ter problemas circulatórios.

O primeiro sintoma é uma sensação de formigamento e "agulhadas".
Outro sintoma comum é a perda da sensibilidade dos pés: a pessoa passa a não sentir pressão ou alteração da temperatura. Se tiver uma lesão qualquer, o diabético pode não se dar conta dela imediatamente, facilitando o surgimento de infecções. Antes disso, a falta de circulação do sangue provoca dor nas pernas ou nos pés, especialmente quando se faz exercício físico, e até mesmo dor ou sensação de cansaço nas pernas durante a noite. Os pés podem também apresentar feridas que não se curam, podem inchar, apresentar coloração azul. A planta dos pés pode ressecar e rachar.
O aparecimento de infecções é agravado por problemas circulatórios e em muitos casos acaba gerando a amputação do membro. É interessante observarmos que em países como os Estados Unidos, o governo envia todos os anos para a casa do diabético, dois pares de sapatos (especiais), pois é muito melhor tratar do pé antes do que tratar da amputação depois (e muito mais barato também!!!).

Há algumas orientações e cuidado com os pés no dia-a-dia que o diabético deve seguir. Seguidas de forma correta, podem afastar eventuais problemas no futuro.
Orientações para diabéticos com o cuidado dos pés
• Examine seus pés todos os dias para verificar a presença ou surgimento de bolhas, rachaduras, cortes ou pele seca entre os dedos ou na planta do pé. Use um espelho ou peça ajuda a terceiros se tiver dificuldade para se examinar. Na presença de qualquer lesão, o médico deve ser consultado.
• Lave os pés todos os dias com sabão neutro e água morna, controlando a temperatura da água para garantir que não esteja demasiadamente quente. Enxugue bem os pés, principalmente entre os dedos.
• Evite colocar os pés de molho, para não ressecá-los.
• Use loção ou creme no dorso e planta dos pés (exceto entre os dedos), especialmente nas áreas mais ressecadas.
• Apare as unhas dos pés com uma lixa, em vez de cortá-las. Use sempre a lixa cuidadosamente em linha reta de um lado para o outro.
• Antes de calçar meias e sapatos, verifique se não há nada dentro deles que possa eventualmente pressionar e machucar os pés.
• Use calçados confortáveis e especiais para diabéticos. Durante todas as estações do ano, use sapatos fechados, que oferecem maior proteção. OBS: Existem várias marcas de sapatos para diabéticos, onde é diferenciado: a sola, o formato, o tipo do couro, o acabamento interno, a palmilha e outros.
• Mesmo dentro de casa, evite andar sem algum tipo de calçado.
• As meias de algodão ajudam a manter os pés secos. Para aquecer os pés, use meias de lã.
• Evite o uso de almofadas elétricas ou bolsas de água quente para esquentar os pés.
• A remoção de calos ou verrugas só deve ser feita por um especialista (podólogo). Jamais se deve removê-los sem orientação médica, para não provocar algum tipo de lesão ou até mesmo causar infecções.
• O médico pode ajudar a desenvolver o melhor tratamento para os cuidados com os pés.
O paciente diabético é especial e deve ser tratado de forma diferenciada ...... dê a devida atenção ao paciente diabético e ofereça todos os produtos que ele utiliza:
- do adoçante ao sapato....
- da insulina ao aparelho de monitoramento de glicose ......
- da informação ao serviço ..... que só você, balconista/ farmacista, pode oferecer!!!!

Bom trabalho!!!!!

Dra. Giovanna Dimitrov
CRF SP 15.794
Consultora Farmacêutica
Especializada em Houston – Texas em formas farmacêuticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário