“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

domingo, março 13, 2011

Incontinência Urinária



Uma doença que é caracterizada por perdas involuntárias de urina - a pessoa urina "sem querer". Estas perdas podem começar com gotas até chegar a perdas totais. Ir ao banheiro com muita frequência também pode ser um sinal da doença.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada quatro pessoas com a doença, três tem menos de 65 anos, mas a maioria é a mulher. Isso ocorre devido a fraqueza do períneo, músculo que envolve os órgãos internos baixo (intestino, bexiga e útero), vagina e o ânus.
Nas mulheres isso pode ocorrer devido a altas pressões no abdome, como um abdominal incorreto, flacidez do músculo períneo, gestação, o próprio parto, intestino preso, infecção urinária, além das doenças neurológicas menopausa. Já nos homens além da pressão abdominal tem as cirurgias de próstata.
Essa disfunção não causa somente incomodo e sim depressão, sai do meio social, vergonha pelo cheiro e até mesmo o uso da fralda.

TRATAMENTO
O principal tratamento é a mudança de comportamento no dia-a-dia, técnicas de reeducação do corpo e exercícios específicos. Infelizmente no Brasil, não tem muita preocupação com essa calamidade. HOJE SE GASTA MUITO COM SAÚDE, PROPAGANDA DE FRALDAS GERIÁTRICAS E MUITO POUCO COM PREVENÇÃO, O QUE SERIA MAIS BARATO E UMA POPULAÇÃO COM MAIOR QUALIDADE DE VIDA.

COMO PREVINIR
- Fortalecer o períneo com exercícios abdominais adequados.
- Prevenir a prisão de ventre com uma alimentação saudável.
- Durante a gravidez, fazer uma boa preparação para o parto - aprender a relaxar o períneo para a expulsão do bebê.
- Urinar a cada três ou quatro horas, no mínimo.

Mal ocorre em pessoas de todas as idades
Existem vários tipos de incontinência urinária. O primeiro é a incontinência provocada pelo esforço feito com uma tosse, um espirro ou com exercícios físicos constantes. A incontinência urinária por urgência acontece quando a pessoa não consegue "segurar" a urina até chegar ao banheiro. Este tipo ocorre principalmente em pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção. Há ainda incontinência por transbordamento, que acontece quando o paciente perde urina em quantidades pequenas e não esvazia totalmente a bexiga.

Por isso, trate, cuide e muito mais do que isso, PREVINA!!
VOCÊ E SUA SAÚDE MERECEM QUALIDADE DE VIDA.

Fonte: http://fisiouroginecologia.blogspot.com/2010_11_01_archive.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário