Para chamar a atenção de todos sobre medidas de prevenção e combate ao câncer, neste sábado, 4 de fevereiro é comemorado o Dia Mundial Contra o Câncer. A data foi criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e tem o apoio do Instituto Nacional do Câncer José Alencar (INCA).
Segundo a União Internacional de Combate ao Câncer UICC, a cada ano mais de 12,7 milhões de pessoas recebem diagnóstico de câncer e 7,6 milhões morrem vítimas da doença. A previsão é de que o número de novos casos em todo o mundo chegue a 26 milhões de mortes até 2030, caso não sejam adotadas ações eficazes, principalmente em função do crescimento da incidência da doença em países de baixa e média renda. No Brasil, o câncer já é a segunda causa de morte e a previsão é de mais de 500 mil novos casos este ano, principalmente de câncer de pele que atinge homens e mulheres.
Ao redor do mundo, unidades públicas e privadas de saúde se uniram para a promoção da prevenção do câncer e melhoria da qualidade do atendimento prestado por profissionais aos pacientes. Uma das ações foi o lançamento do documentário “Life Before Death” (Vida Antes da Morte em Português).
Nenhum comentário:
Postar um comentário