Acontece todas as segundas-feiras o encontro do grupo de crianças e adolescentes coordenado pela Dra. Meirilene Pereira Alves, no auditório da ESF da Vila Itajubá, o momento destinado a estimulação da linguagem oral e da escrita.
A atuação fonoaudiológica no que tange a área da linguagem, não vem somente para detectar as alterações da linguagem oral e escrita e sim de dar possibilidades para otimização do desenvolvimento, ou seja, “criar condições favoráveis e eficazes para que as capacidades de cada um possam ser exploradas ao máximo, não no sentido de eliminar problemas, mas sim baseado na crença de que determinadas situações e experiências podem facilitar e incrementar o desenvolvimento e a aprendizagem” (Zorzi, 1999).
Considerando estes pressupostos, o trabalho fonoaudiológico no Grupo de Crianças e Adolescente na Equipe de Saúde da Família Vila Itajubá, vem para propiciar situações favorecedoras e otimizadoras para o desenvolvimento da comunicação oral e escrita. Fazem parte deste grupo preventivo, 12 componentes sendo estes crianças e adolescentes e 01 fonoaudióloga colaboradora para as estratégias desenvolvidas.
Desta forma, o fonoaudiologia neste trabalho preventivo proposto atua no sentido de desenvolver potencialidades, não enfatizando somente os aspectos patológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário