
O envelhecimento é um fato universal que atinge a todos e traz com ele uma série de mudanças físicas e sociais. Diminui a capacidade de habilidades do corpo, tornado mais difícil o controle dos músculos e também de percepção. Afetando inclusive a laringe, que resulta numa mudança na voz.
Algumas das características do envelhecimento vocal seriam: no homem a voz fica levemente mais aguda (fina); na mulher a voz pode ficar mais grave (grossa); a voz apresenta com tremores; redução do Tempo Máximo de Fonação - TMF; aumento do grau de nasalidade e redução da intensidade da fala; aumento das pausas articulatórias e redução na velocidade de fala.
Estudos revelam que indivíduos que seguem orientações de saúde vocal durante sua vida, podem diminuir as dificuldades decorrentes do avanço da idade. As orientações são:
· Falar solto e fácil – sem gritar e sem esforço, evitando competir com outras vozes ou ruídos do ambiente;
· Evitar falar durante uma caminhada intensa, corrida ou ginástica;
· Articular bem as palavras, procurando falar em ambientes iluminados para facilitar a compreensão através da visualização da boca;
· Verificar a necessidade de uso e/ou as condições de próteses dentárias e /ou auditivas;
· Fazer atividades que estimulem o uso da voz como a conversação e o canto;
· Evite vida sedentária;
· Procure beber água, pois a água hidrata o corpo e faz as pregas vocais funcionarem melhor;
· Manter uma alimentação saudável;
· Evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, o cigarro, as mudanças bruscas de temperatura, o pigarro e a tosse;
· Diminuir a distância entre você e o(s) seu(s) interlocutor (es) ou ouvinte (s) falantes.
É importante frisar que apesar das inevitáveis mudanças decorrentes do envelhecimento vocal, este pode acelerar ou ser amenizado, isso vai depender do estilo de vida saudável e de atividades funcionais em relação à voz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário