“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

sexta-feira, maio 27, 2011

Luta contra o Tabagismo - USF Águas Claras



O 'Dia Mundial sem Tabaco' realizado em 31 de maio, data escolhida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para trabalhar de forma objetiva a conscientização dos males causados pelo cigarro, ,  movimenta todos os países em busca de mais saúde para a população. O NASF Iporá abraçou esta causa e esta realizando neste mês de maio várias palestras sobre o assunto, oferecendo, desta forma, mais informação para a população.
Dia 18 de maio foi o dia da USF Águas Claras entrar na onda do combate ao tabaco. Algumas informações que foram passadas são:

Você Sabia?
Algumas curiosidades e informações valiosas sobre o uso de cigarros.

Cigarro, charutos e cachimbos causam mais mortes prematuras do que a soma das mortes provocadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios.
Um terço das mortes por câncer são ocasionadas pelo uso de cigarros.
Para se fabricar apenas 300 cigarros, se destrói uma árvore.
No Brasil, são consumidos anualmente 128 bilhões de cigarros, o que corresponde à destruição de 426 milhões de árvores!
Na fumaça do cigarro são encontradas cerca de 4700 substâncias tóxicas diferentes, que poluem o ar e causam doenças mesmo nos não fumantes.
No Brasil, assim como na maioria dos outros países, 90% dos fumantes começaram a fumar entre os 5 e 19 anos de idade, induzidos pela publicidade e pelo exemplo de ídolos, pais e amigos.
Temos no país 2,4 milhões de fumantes nessa faixa etária.
A grande maioria dos ex-fumantes (95%) deixou de fumar por auto-decisão, em grande parte motivados por aconselhamento médico convincente.
A Organização Mundial de Saúde considera o tabaco o maior agente de poluição doméstica ambiental do mundo!
Que cada cigarro que você fuma faz você morre 5 minutos mais cedo do que esperado?

Nenhum comentário:

Postar um comentário