Para algumas mulheres a vinda da menopausa significa maturidade. A menopausa deve ser entendida não como a porta de entrada para a velhice, mas como o início de uma nova vida repleta de novos interesses e perspectivas. Com os avanços dos conhecimentos sobre o climatério e menopausa, avanços de novas terapias substitutivas, dietas balanceadas, programas de atividades físicas, terapias ocupacionais e emocionais, o envelhecimento passou a ser muito mais harmônico, mais lento e compatível com melhor qualidade de vida.
A grande maioria das mulheres reclamam que durante esse período apresentam sintomas desagradáveis, como ondas de calor, crises de sudorese noturna, palpitações, cefaléia e vertigens. Sintomas psicológicos também podem ocorrer com frequência e incluem depressão, irritabilidade, fadiga e perda da libido.
Existem outras que acreditam que a explicação da menopausa é algo que veio de Deus; elas recorrem ao poder divino de forma bastante resignada. As respostas oferecidas pelas mulheres reafirmam a idéia de destino natural do corpo feminino, segundo a vontade de Deus. Elas se amparam nesse pensamento para preservar sua auto-estima, acreditando que cumpriram a vontade divina.
Reconhecendo que Deus disse que tudo tem tempo para acontecer, é atribuído, também, a Ele, a determinação da menarca e da menopausa. A religiosidade tem uma marcante presença no cotidiano dessas mulheres e transparece nas mais insignificantes atividades e explicações. Deus está em todo lugar e a toda hora sua invocação é comum. A sensação que fica é a de que Deus é uma presença familiar com grande interferência para explicar todas as situações cotidianas vivenciadas.
Percebeu-se que a religiosidade destas mulheres levam-nas a aceitar situações cotidianas incompreensíveis de forma mais amena, pois Deus assume a dimensão de orientação ao viver, sem que seja necessário perguntar o porquê.
Na Índia e na Arábia, as mulheres esperam pela menopausa alegremente, pois esta lhes dará maior liberdade, não precisarão mais viver reclusas, nem se vestirem com tanto recato e usar véus.
No caso da mulher sem filhos a crise da menopausa é mais séria, porque realmente é a constatação do término definitivo dessa possibilidade; porém na bíblia há a citação de uma mulher que mesmo com idade avançada e consequentemente já na menopausa, ora a Deus pedindo para ter um filho e Ele lhe concede, o que se pode dizer de um milagre, uma vez que ela tinha 90 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário