A hérnia de disco é a estrutura da coluna mais comentada para quem tem dor nas costas. O disco intervertebral localiza-se entre dois corpos das vértebras. O disco é formado por várias camadas de um disco fibroso periférico composto por tecido fibrocartilaginoso, chamado anel fibroso e uma substância elástica e macia, protegida por esse anel fibroso, chamada núcleo pulposo. O disco e a orientação do anel fibroso permitem vários movimentos da coluna vertebral, mas a principal característica é a de absorver os impactos ao longo do dia.
O grande problema é quando esse anel fibroso sofre forças além de sua capacidade ou por movimentos repetitivos, como por exemplo, má postura ao sentar ou carregar objetos pesados do chão de maneira errada. Quando isso acontece, o anel fibroso acaba se rompendo e isso normalmente gera um famoso problema, a hérnia de disco. Essa hérnia nada mais é do que quando o núcleo pulposo passa através dessas fissuras e se desloca até chegar em alguma outra estrutura que a segure.
Pode ser que ela vá para frente: logo chegará no ligamento vertebral longitudinal anterior, que não costuma causar tantos sintomas por ser pouco inervado.
Pode ser que ela vá para trás: logo se depara com o ligamento vertebral longitudinal posterior e cause dor, pois este ligamento é ricamente inervado.
Pode ser que ela vá para trás e lateralmente para um dos lados (esquerda ou direita): a mais comum de todas, que é a hérnia foraminal. Como vimos antes este tipo de hérnia cai direto no forame de conjugação e pode estar causando uma compressão do nervo que passa por ali.
Independentemente do tipo de hérnia que se venha a desenvolver, o importante na visão osteopática está no fato que uma hérnia só se desenvolve em regiões de alta mobilidade. E estas regiões só aparecem se há outras de pouca mobilidade. Logo o foco de um tratamento seria a normalização desta região pouco móvel, com osteopatia, e o reforço muscular da região muito móvel, através de exercícios orientados e específicos para cada tipo de hérnia.
Procure já o seu fisioterapeuta de confiança!
Fonte:http://www.fisioterapiaesaude.com/entenda-de-forma-simples-o-que-e-uma-hernia-de-disco/
Nenhum comentário:
Postar um comentário