Apesar de ocorrer com frequência, suas causas ainda não estão totalmente definidas.
O QUE SÃO
Cãibras são contrações súbitas, breves e dolorosas de um músculo ou grupo muscular. As cãibras são caracterizadas por espasmos musculares involuntários que ocorrem com mais freqüência durante ou após atividades físicas intensas, e ocasionalmente em repouso, podendo ser causadas por diversos fatores.
As cãibras podem ser desencadeadas após exercícios extenuantes, e geralmente duram segundos, podendo-se observar o endurecimento do grupo muscular durante sua atuação. O desaparecimento da mesma, na grande maioria das vezes ocorre subitamente. Os músculos mais afetados são gastrocnêmio, os isquiotibiais e os abdominais.
CAUSAS
A cãibra pode ser causada por quatro fatores diferentes: acúmulo de subprodutos metabólicos (hidrogênio); falha nos mecanismos de contração muscular (sódio ou potássio, principalmente sódio, que aparece em maior quantidade no suor); falta de substratos energéticos, que nada mais é do que a falta de carboidrato ou gordura para a geração de energia (principalmente a falta de carboidrato); e o último possível motivo da cãibra é a fadiga do sistema nervoso central, onde o próprio sistema nervoso apresenta maior dificuldade em manter a eficiência dos movimentos ou dos gestos desportivos.
Por muitos anos, acreditava-se que a causa da caibra era devido à falta, no organismo, de potássio ou outros minerais como cálcio ou magnésio. No entanto, pesquisas mostram que esses minerais são menos propensos a causar cãibras. As quantidades de potássio, cálcio e magnésio no suor são baixas se comparadas com as de sódio e cloreto. Além disso, potássio, magnésio e cálcio são facilmente repostos com dieta. Conseqüentemente, um déficit desses minerais é raro.
Diabetes, doenças neurológicas ou problemas vasculares são fatores que favorecem a ocorrência de cãibras. Alguns relatos também indicam que o uso de certos suplementos dietéticos como creatina pode aumentar os riscos de cãibras musculares. Se cãibras apareceram sem um histórico prévio, consulte um médico para excluir causas mais sérias.
TEORIAS DA CAUSA DAS CÃIBRAS
1) Teoria metabólica: O músculo se torna "intoxicado" por metabólitos provenientes da atividade contrátil, principalmente o acido láctico e a amônia. A acidose induzida pelo exercício é outro fator envolvido no desenvolvimento da cãibra. Se a necessidade de oxigênio não é suprida, o estoque de fosfocreatina é consumido e a célula muscular não consegue realizar as etapas intramitocondriais do ciclo de degradação da glicose, gerando o acúmulo de ácido lático. O excesso de ácido láctico intracelular pode baixar o PH celular, o que daria origem à cãibra.
2) Teoria ambiental: Segundo essa teoria, as modificações extremas no ambiente externo ao organismo, como as provenientes da temperatura, podem desencadear cãibras.
3) Teoria da desidratação: A perda de água induzida pelo exercício gera um desequilíbrio nos fluídos corporais, causando interferência no mecanismo contrátil dos músculos, podendo gerar contrações súbitas - cãibras.
4) Teoria eletrolítica: Trabalhos têm demonstrado que a deficiência de sódio parece ser o principal fator desencadeador das cãibras. Este mineral tem grande importância na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam a movimentos musculares. Desta forma, a diminuição da concentração pode aumentar a sensibilidade muscular e sob condições de exercícios com perda excessiva de suor, uma tensão muscular seguida de movimento pode fazer com que o músculo se contraia involuntariamente. Se a reposição do mineral não ocorrer, instala-se uma deficiência progressiva e significativa de sódio e água, provocando a hiperirritabilidade de algumas terminações nervosas que podem proporcionar as contrações espontâneas dos músculos.
5) Teoria de deficiência de potássio: A deficiência de potássio poderia causar distúrbios na formação de potenciais elétricos, que prejudicaria o controle da contração muscular, gerando contrações espontâneas dos músculos.
6) Teoria de deficiência de cálcio: Um dos mecanismos envolvidos na fisiologia da cãibra diz respeito à deficiência das concentrações de cálcio no sangue, que resultaria na alteração do balanço de cálcio no interior da célula e conseqüentemente desequilíbrio no processo de contração muscular.
PREVENÇÃO
Previna as cãibras antes que elas comecem, fazendo as seguintes recomendações:
1. Beba muito líquido para ficar hidratado durante o exercício;
2. Reponha níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados e transpiração abundante com uma bebida esportiva como Gatorade;
3. Assegure uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.
SOLUÇÕES RÁPIDAS PARA CÃIBRAS
Quando as cãibras aparecerem durante um exercício ou competição, tome as seguintes medidas:
1. Alongar: Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos. O alongamento exige cuidados, pois a força excessiva aplicada a um músculo em espasmo pode resultar em distensão muscular.
2. Massageie a área: Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área.
3. Estimule a recuperação: Descanso e hidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário