“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

domingo, janeiro 23, 2011

NASF Iporá


O Núcleo de Apoío à Saúde da Família (NASF) de Iporá - Goiás - iniciou suas atividades em agosto de 2010.
Até o momento o Nasf tem feito um trabalho de diagnóstico nas USF da cidade. Consiste em permanecer em cada USF um período de  uma semana.

 No primeiro dia toda a equipe vai a unidade, conversa com a enfermeira , observa a rotina do posto e o entrosamento da equipe.
No segundo dia é realizado um encontro com os agentes comunitários de saúde (ACS's) e demais membros da equipe que estiverem disponíveis. Iniciamos a reunião com uma dinâmica onde o objetivo é mostrar como é importante o trabalho em equipe. Depois de nos apresentarmos e falar sobre o que é o NASF pedimos para que os ACS's coloquem em uma folha quais os problemas que eles veem em sua unidade e em sua micro área e quais seriam suas sugestões para resolvê-los. Tentamos mostrar aos ACS's seu valor, mostrar que reconhecemos a importância de seu trabalho  para que se sintam motivados. Ao final temos um momento lúdico com música a alongamento.
No terceiro dia realizamos uma palestra sobre o Estatuto do Idoso com os idosos da unidade. É bom lembrar que em algumas unidades o número de pessoas que comparecem as palestras é mínimo. Muitos ainda veem o Programa Saúde da Família como um pequeno hospital, que só serve para consultar e pegar remédios. Não querem saber sobre prevenção e educação em saúde. O NASF tem tido algumas dificuldades em mudar a cabeça dessas pessoas, mas é só uma questão de tempo. Vamos trabalhar duro para mostrar a importância da prevenção e da qualidade de vida. Bem, voltando a nossa rotina, a palestra sobre os direitos dos idosos é sempre muito elogiada pelos participantes. Ela é realizada pela assistente social Dayanna Prudente (que na minha opinião é ótima) e, como eu disse, os que participam descobrem muitos direitos quem nem imaginavam ter. Depois sempre tem um lanche oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde ou até mesmo por outra secretaria do município (isso é mérito da Dayanna que ,sempre muito insistente, busca apoio nas mais variadas autoridades regionais). As fisioterapeutas  (Tatiane e Elis) fazem um alongamento ou uma brincadeira que faça os idosos se mexerem , sempre de forma lúdica para mostrar a eles que atividade física não é uma coisa chata e sim muito divertida quando bem feita.  A fonoaudióloga (Meirilene) faz um aquecimento vocal para que todos possam cantar ao final da reunião, ela explica direitinho o objetivo de cada exercício para que as pessoas conheçam mais sobre seu próprio corpo. Essa parte da música é muito divertida e devemos isso ao talento do farmacêutico (Sinomar) que sempre tem uma carta na manga para agradar a todos com seu violão. Nos outros dias da semana que sobram fazemos algumas visitas domiciliares ou em instituições para idosos ou deficientes daquela área.
Esta semana passamos pela última USF da cidade. Mas é claro que não foi só isso que fizemos nesses seis meses de atividades. Sempre fazemos e/ou ajudamos em  palestras, festas, alongamentos, encontros, oficinas e outras coisas que as ESF's necessitem.
Nossa equipe é formada por duas fisioterapeutas, um farmacêutico, uma fonoaudióloga, uma assistente social, uma nutricionista (que lutamos com garras e dentes com a Secretaria de Educação por ela), uma enfermeira obstetra e uma psicóloga (que ainda não está com a gente, mas logo estará porque precisamos muito e é parte fundamental para as ações do NASF). Nossa coordenadora é a Aline Beatriz (sim, aquela branquinha da secretaria de saúde que faz de tudo e vive correndo de lá pra cá para organizer os PSF's).
Somos uma equipe, uma equipe de verdade. A cada dia que passa aprendemos muito uns com os outros, não só com as especialidades profissionais de cada um, mas com as experiências de vida, personalidades, sentimentos e todas essas outras coisas que fazem de nós seres humanos. Ninguém disse que seria fácil a convivência em grupo, mas está sendo melhor do que imaginávamos. Acredito que seja como um casamento: difícil, mas muito bom e divertido quando cada um faz a sua parte respeitando o outro.
Para 2011 temos muitas ideias e planos. Os problemas levantados pelos ACS's estão sendo analizados e juntos estamos buscando soluções para os mesmos. Estamos nos organizando e logo teremos nossa sede na USF Vila Itajubá. Muita coisa na saúde vai mudar com o NASF e essa mudança será para melhor. Queremos desafogar as USF's e queremos que as pesssoas tenham mais qualidade de vida, mais informação sobre saúde e que a cidade de Iporá se torne um exemplo de lugar para se viver.

O NASF - Iporá é só um bêbe de seis meses, estamos engatinhando, mas logo ninguem nos segurará. Faremos grandes coisas, coisas até então impossíveis e inimagináveis, mas nós faremos. Como bem disse meu grande amigo (pelo menos da minha parte)   Jean Cocteau: "Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez" .Bem, este é o nosso lema, quem não acreditar, por favor ,apenas nos dê passagem e aguarde os resultados.
Estes são alguns de nós, mas falta parte da equipe.


(Vão me matar por colocar esta, mas era a que tinha. Vamos tirar outra, com todos...em um estúdio, de preferência.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário