O bebê nasce e muitas dúvidas começam a surgir. Uma das principais preocupações e a maior causa de ansiedade entra as mães é a amamentação. Esse ato tão natural e instintivo é cercado de mitos, e um desses mitos é a questão da alimentação na amamentação.
Como se alimentar no período da amamentação
É normal a mulher sentir mais fome nesse período, pois o corpo está 24 horas por dia trabalhando para produzir leite. Procure manter a mesma dieta da gestação. Uma alimentação saudável e balanceada só trará benefícios para você e seu bebê e não se esqueça de variar bastante o cardápio para suprir todas as necessidades nutricionais.
Tenha uma dedicação especial ao consumo de líquidos: a água é o grande estimulante na produção de leite materno, portanto tome muita água, suco natural ou chás. Mantenha sempre uma garrafinha perto de você. A sede é inevitável.
O que devo evitar?
Tudo o que você ingere vai pra corrente sanguínea e consequentemente para o seu leite, então limite ao máximo o consumo de café e exclua as bebidas alcoólicas. Não existem alimentos proibidos, mas deve-se observar possíveis reações no bebê como aumento de gases, choro, irritação e dificuldade para dormir, no entanto, essas reações também podem ser por outros motivos: sono, cansaço, calor, frio.... Só observando para saber.
Os alimentos campeões de reações são: brócolis, repolho, feijão, leite de vaca, chocolate, castanhas e amendoins, cítricos, carne de porco e frutos do mar. Fique atenta após ingerir esses alimentos.
Dieta durante a amamentação
Dietas restritivas não devem ser feitas no período da amamentação. O corpo necessita de energia e nutrientes, e restringir a alimentação pode prejudicar a produção de leite. A perda de peso com saúdedeve ser devagar e aliada a bons hábitos alimentares. Amamentar, eu garanto, ajuda e muito a emagrecer.
Fonte: http://www.imulher.com/652/alimentacao-na-amamentacao
Nenhum comentário:
Postar um comentário