“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

quarta-feira, novembro 14, 2012

Hoje é 14 de Novembro, dia Mundial do Diabetes


Como forma de alertar sobre a doença a Organização Mundial da Saúde institucionalizou o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes. Segundo dados da Federação Internacional de Diabetes, a mesma atinge mais de 300 milhões de pessoas. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.
Um balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo aponta que, a cada hora, duas pessoas são internadas no Estado de São Paulo vítimas de complicações do diabetes. Somente em 2011 foram 23.117 internações, o que representa média de 64 por dia. Já este ano, entre janeiro e março, 5.288 diabéticos precisaram de internação pelo SUS (Sistema Único de Saúde) no Estado de São Paulo, o que equivale a 58 internações por dia. 
A alimentação saudável e o incentivo à prática de exercícios físicos desde a infância são medidas fundamentais na prevenção da doença. “Há alguns anos atrás o fator genético era supervalorizado, hoje sabemos que a adoção de hábitos de vida saudáveis e a manutenção de um peso adequado são preponderantes para definir o desenvolvimento ou não da doença”. 
Mudanças no cardápio que podem atuar a favor de uma vida mais saudável, como dar preferência para saladas, vegetais, cereais integrais, peixe, feijão e outras carnes e evitar açúcar branco ou mel, são atitudes necessárias para o não desenvolvimento da doença. 
“Prevenir o diabetes é simples e faz parte do atendimento de um médico, juntamente com uma equipe multiprofissional encontradas nas UBS e NASF, pois esses profissionais vêem o paciente como um todo. Por isso, podem orientar e também identificar a doença desde a sua evolução. 



Fonte: CRF- SP e http://www.d24am.com/noticias/saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário