“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

segunda-feira, novembro 19, 2012

19 de novembro – Dia Internacional do Xadrez

É o dia de nascimento, em 1888, do cubano José Raul Capablanca, considerado “génio e menino prodígio do xadrez”. Ele foi campeão mundial de xadrez de 1921 a 1927, jogando em torneios em todo o mundo. Capablanca morreu de ataque cardíaco em 1942, no Manhattan Chess Club, enquanto analisava uma partida. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a saúde é o mais alto estado do vigor mental e físico, a qual colabora para o equilíbrio e completo bem-estar.

Quem joga xadrez regularmente sabe que com o passar do tempo ela se torna mais convicta e determinada com as coisas, além de conseguir ser mais coerente.O raciocínio usado, a visualização da posição de todas as peças no tabuleiro, sagacidade e vontade de vencer são alguns exemplos que faz com que nossas sensores se desenvolvam, aumentando nossas habilidades no jogo e consequentemente melhorando o nosso dia a dia nos fornecendo mais:

Memória Visual
Atividade Intelectual (crianças e adultos)
Personalidade
Percepção
Raciocínio Lógico
Força de Vontade
Concentração e Paciência
Criatividade
Planejamento
Preservação Mental (adultos e idosos)

No cotidiano encontramos os mais variados problemas que devem ser solucionados da melhor maneira, pois caso haja algum erro mais a frente o prejuízo será inevitável, no xadrez é a mesma coisa, é como a vida, não basta o jogador dar um simples lance, ele deve analisar todo o tabuleiro vendo as combinações possíveis (que não são poucas)entre suas peças e as do adversário.

Os Grandes Mestres do Xadrez possuem memória absoluta e grande vontade de vencer, mestres como Garry Kasparov, Vladimir Kramnik, Anatoly Karpov, Viswanathan Anand, Nigel Short e os falecidos Bobby Fischer, José Raúl Capablanca e Boris Spassky por exemplo, são extremamente inteligentes, possuem o Quociente de inteligência (QI) acima de 170 e memória absoluta, claro que nestes casos o dom também os ajudou, mas suas forçam diárias se concretizaram no XADREZ.

Pratique hoje mesmo e ganhe os benefícios que o Xadrez pode lhe proporcionar agora e depois, já que para crianças é excelente no desenvolvimento escolar dando ênfase aos estudos quando o vestibular é exigido enquanto que para adultos e idosos é ótimo para evitar doença de Alzheimer e se socializar.

Fonte: Wikipédia /zevariedades.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário