“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

terça-feira, outubro 02, 2012

Quedas: Prevenir acidentes evita tragédias com idosos


De acordo com o Ministério da Saúde, 667 pessoas com mais de 60 anos morreram no Brasil em 2010 por causa de quedas dentro de casa. O número mostra que lugares da casa, como o banheiro, ou objetos como um tapete ou a própria bengala, podem ser perigosos para a pessoa idosa. A aposentada de 77 anos Julia Buosi, por exemplo, faz fisioterapia há dois anos depois dos tombos que levou porque a borrachinha que serve para dar aderência à bengala no chão arrebentou. “Já quebrei o braço quatro vezes. Tem dia que dói, tem dia que não dói, mas não posso fazer o que eu quero com o braço por causa da queda.”
Segundo a coordenadora de vigilância e prevenção de acidentes e violências do Ministério da Saúde, Marta Silva , as quedas acontecem frequentemente a partir dos 60 anos por que as pessoas começam a perder o equilíbrio. Além disso, os ossos também ficam mais frágeis. Marta Silva explica como medidas simples podem evitar tragédias: ”É preciso eliminar essa questão de tapete. Se possível, casas que têm dois andares, manter o quarto do idoso embaixo. O banheiro é um cuidado todo especial, até porque o banheiro fica molhado. Tanto nas escadas é aconselhável ter uma barra, como no banheiro também. Porque isso evita muita queda. É uma atitude simples, não é cara e evita tragédias, como a pessoa cair, bater a cabeça, ter um traumatismo craniano e morrer.”
Se dentro de casa a pessoa idosa corre risco de se acidentar, na rua o perigo é ainda maior. Marta Silva lembra que na rua é preciso ter com a pessoa idosa a mesma atenção que se tem com as crianças. ”A gente faz um alerta muito grande para o trânsito em relação ao idoso. O cuidado que nós temos que ter com a criança nós também temos que ter com o idoso. O motorista tem que ter toda a atenção, tem que esperar. A gente chama a atenção do poder público mas também do setor privado, que ele tenha uma responsabilidade social. Por isso que a responsabilidade é de todos.”
O Ministério da Saúde desenvolveu várias iniciativas para melhorar a saúde e a qualidade de vida da pessoa idosa. Os exemplos são a Academia da Saúde e o programa Melhor em Casa.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário