“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

segunda-feira, janeiro 16, 2012

Retenção de líquidos pode se tornar um problema para quem quer emagrecer

Na hora de emagrecer, muitas pessoas acabam tendo problemas com a retenção de líquidos. Os resultados desse inimigo oculto são: sensação de inchaço, rosto cheinho e a calça levemente apertada. Segundo o endocrinologista do Hospital da Lagoa no Rio de Janeiro, ligado ao Ministério da Saúde, Sílvio Voscaboinik, o sódio e o sal são os maiores causadores do incômodo. O especialista explica que os alimentos industrializados costumam ser repletos de sódio e, por isso, devem ser evitados.
Além disso, Sílvio Voscaboinik ressalta outros fatores que podem levar à retenção de líquidos. ”Você tem que ver se a pessoa tem alguma alteração renal, a alteração tereoidiana, o hipotireoidismo quando a tireóide também não funciona bem você pode ter, alteração menstrual, alteração de TPM, que é muito comum. A mulher retém líquido porque a mulher tem um hormônio na segunda fase, quando ela ovula que é a progesterona, que faz ganhar peso e ganhar líquido. Então tudo isso tem que ser avaliado.”
De acordo com o endocrinologista, os membros inferiores, pernas e principalmente a panturrilha, são os mais afetados pela retenção de líquidos. Ele dá dicas de alimentos que ajudam na eliminação desses líquidos. ”Basicamente são as vegetais: brócolis, alface. Não haveria nenhum problema. O abacaxi tem um efeito diurético e também expectorante, interessante. Ele aumenta realmente a eliminação de líquidos.”
Segundo Voscaboinik, a melhor opção para quem precisa emagrecer é procurar um médico para fazer o acompanhamento correto, além de exames para saber como está a função renal e a parte endócrina.


Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário