“ E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” ( Romanos 12:2).

domingo, outubro 23, 2011

Projeto Feliz_Idade: Lar Vida Nova

Quem disse que alegria não é saúde?

Quem disse que adulto não brinca?



Diz um provérbio chinês que "o tempo que passas a sorrir é tempo que passas com os deuses". Hoje a própria ciência nos diz que a alegria é excelente auxilio aos nossos males. Em verdade chega a afirmar: rir é o melhor remédio!! As últimas investigações internacionais já identificaram oito boas razões para sorrir ou dar uma gargalhada:



1.           Previne doenças


Especialistas confirmam: após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e aporte de nutrientes ao organismo.


 
2. Aproxima-o dos outros


O sorriso tem uma função primordial: expressar emoção e criar elos entre as pessoas. Os bebes usam-no desde logo para comunicar, e ao longo da vida, este marca a sua imagem e interfere na forma como se relaciona com os outros.


                
3. Estimula o cérebro


A atividade desencadeada pelo riso coloca ambos os hemisférios cerebrais em ação. Isto liberta a mente da tensão e stress psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para reter informação.

                           
       4. Rejuvenesce


O riso é uma das melhores estratégias para reduzir a ansiedade, mas funciona também como um poderoso anti-idade. Uma gargalhada freqüente pode rejuvenescê-lo entre 1 a 8 anos.



                  
5. Liberta-o


Rir é vital para o ser humano, funcionando como o comando «reiniciar no computador», afirma Yoji Kimura, professor japonês que criou um aparelho para medir o riso através dos movimentos do diafragma.

                   
6. Exercita o corpo


Se o sorriso se limita aos músculos da face, uma boa gargalhada fortalece outros pontos do organismo. É o caso do diafragma e da zona abdominal onde os benefícios são vastos, tanto em nível do tônus muscular como até na melhoria da digestão ou trânsito intestinal.


                         7. Combate o stress


O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz. Como consegui-lo? Sorrindo. Além de ajudar a eliminar o stress, o sorriso pode ajudar na recuperação da depressão. Os sorrisos são terapêuticos em pessoas depressivas, de acordo com o estudo realizado pelo professor da Universidade Fernando Pessoa, Armindo Freitas Magalhães e pelo investigador Érico Castro, do Laboratório de Expressão Facial da Emoção, da mesma universidade. A investigação mostra que os sorrisos com maior efeito terapêutico na depressão são os femininos ( ponto para as mulheres..rsrsrs ), porque as mulheres "são mais afetivas e comunicam melhor as emoções", declaram.


                  
8. Queima calorias


Rir é bom e isso se vê na balança. Aumenta o gasto energético do organismo, o metabolismo e acresce, em cerca de 20 por cento, o ritmo cardíaco.
Bastam dez minutos de gargalhadas para eliminar cerca de 40 calorias, dizem os especialistas.

Pensando em tudo isso, o NASF_ Iporá  iniciou suas atividades nas Instituições de Longa Permanência e Lares do município de Iporá no dia 21 de outubro de 2011. A primeira instituição a receber nossa visita foi o Lar Vida Nova, localizado nas proximidades da USF Umuarama O Projeto Feliz_Idade tem como objetivo  viabilizar momentos de descontração através de atividades variadas, tanto físicas e recreativas quanto lúdicas e de socialização, fazendo com que seja recuperado a auto – estima dos idosos; promover o convívio feliz e promoção do bem estar dos mesmos, bem como a minoração dos impactos negativos causados pela depressão senil. A intenção é estar sempre associando o lúdico com informações em saúde, fazendo com que esse dia seja especial para os mesmos.

Após várias brincadeiras foi servido um lanche oferecido pela Secretaria Municipal de Promoção Social. A equipe do NASF agradece a todos que colaboraram com esse projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário